sexta-feira, 29 de abril de 2011

COMUNICAÇÃO EM CÓDIGO Q

Bom dia galera,



Hoje vamos aprender a comunicação em código Q. É aquele tipo de comunicação que policiais, porteiro, seguranças de evento, ou o meu maldito vizinho, que fica ouvindo por laser, e outro iguais a ele ficam em um canal do rádio conversando, por exemplo: “QAP Fulano, QRU. QRV, TKS”. E na verdade eu nunca entendi, por isso eu postei para pessoas que sempre quiseram saber assim como eu.

No meio das transmissões de rádio, temos o que é chamado de “Código Q”. De acordo com a Wikipédia, o Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra “Q”.

Segue abaixo uma tabela com os códigos e significados:

CÓDIGOSIGNIFICADO
QAPEstou na Escuta
QRMRuído na Comunicação
QRSTransmitir mais Devagar
QRUNovidade / problema
QRU-NILSem novidades
QRVEstou as Ordens
QRXAguarde um Pouco
QSAComo está ouvindo minha transmissão?
QTACancele mensagem anterior
QTOBanheiro
QSJDinheiro
QSLTudo entendido
QSOFazer contato
QTHLocalização atual
QTRHora certa
TKSObrigado
QRANome
QRTParar de transmitir
QSMRepita a mensagem
QTCMensagem
QTIA caminho do local
NILLSem novidades
ROGERPositivo

Espero ter ajudado vcs a entenderem este código, só peço para que não adquirirem este rádio, senão vcs serão odiados assim como meu vizinho é.

Até a próxima,

Gambiarrista

Nenhum comentário:

Postar um comentário